TAKE RETRÔ - VINHETAS
- cinematake2
- 21 de abr.
- 5 min de leitura
Atualizado: 22 de abr.
Uma vinheta, na televisão, é aquela abertura curta, com música e animação, que aparece antes de um programa ou sessão. É tipo um cartão de visita visual + sonoro.
Vinhetas ajudam a criar memória afetiva. Muita gente reconhece uma sessão só pelos primeiros segundos da vinheta — tipo um ritual pra entrar no clima do filme.
Elas vão mudando conforme os anos, mas a essência e a nostalgia continuam as mesmas.
Confira abaixo as principais vinhetas das sessões de filmes.
📺 TV GLOBO
Sessão da Tarde – a mais clássica das tardes, voltada para toda a família, principalmente donas de casa, crianças e adolescentes que estavam em casa à tarde. Exibida de segunda a sexta.
Tela Quente – segundas à noite, foco em lançamentos, com aquela pegada mais emocionante e muitas vezes com um toque de drama, ação ou até suspense.
Aqui a parada era mais para blockbusters e filmes mais intensos, alguns lançamentos e outros clássicos, mas com um estilo mais adulto ou que agradava um público mais maduro, sem perder a essência popular.
Supercine – filmes mais adultos, exibida nas madrugadas de sábado para domingo.
A sessão exibe costumeiramente filmes de ação, suspense, aventura, terror, romance, drama e comédia. O foco da sessão são os filmes de classificação mais alta (seja conteúdo violento e/ou sensual) e que não poderiam ser exibidos em outras sessões como a Sessão da Tarde ou a Tela Quente.
A musiquinha te causa uma sensação estranha? Pois é! É proposital.
A trilha sonora do Supercine utiliza uma combinação de acordes consonantes (aqueles que soam mais "agradáveis" e "resolvidos", criando uma sensação de estabilidade e harmonia) e dissonantes (quando os acordes ou notas criam uma sensação de tensão ou desconforto, como se algo não estivesse "em harmonia". Esse tipo de som gera uma sensação de instabilidade, o que muitas vezes é usado para criar suspense ou ansiedade), com destaque para o trítono, um acorde que cria uma tensão incomum e provoca sentimentos de medo e desconforto. Essa sensação é intensificada pelo fato de o programa ser exibido em horários tardios, quando a programação já acabou, contribuindo para uma atmosfera de suspense. A dissonância na música prepara o espectador para uma experiência emocionalmente mais intensa, criando uma imersão que vai além da simples visualização do filme.
Corujão – madrugada, pegada cult/variada
Ao longo dos anos sofreu mudança de dias e horários de exibição, mas o que não muda é que é sempre de madrugada. - o nome diz tudo.
A abertura do Corujão também era bem marcante, com uma música que tinha uma sonoridade mais suave e misteriosa, ajustando o tom para a experiência de assistir ao filme no período da madrugada, muitas vezes criando uma atmosfera de calma ou reflexão.
Em resumo, o Corujão foi um dos grandes responsáveis por oferecer ao público uma alternativa de cinema de qualidade na madrugada, com filmes que muitas vezes não se encaixavam nas sessões principais e atendiam aos gostos de um público que apreciava cinema fora da caixa e não se importava de ficar até tarde para isso.
Temperatura Máxima – domingos à tarde, blockbusters.
O objetivo da sessão era trazer filmes leves e populares, com temas variados que atraíam um público amplo: comédia, aventura, drama leve e alguns filmes mais familiares, mas sempre com uma pegada mais descontraída, ideal para o fim de semana.
O nome fazia alusão à ideia de que, no fim da tarde, o clima poderia estar quente, então era uma forma figurada de associar a sensação de intensidade e emoção com a exibição de filmes dinâmicos, chamativos e populares para o público.
Domingo Maior – domingo à noite, ação/suspense
A ideia do programa era trazer filmes de grande apelo popular, muitos deles de ação, suspense, dramas intensos ou até aventuras mais empolgantes. Era a forma de fechar o dia de domingo com uma experiência cinematográfica que agradava a diversos públicos, preparando a transição para a segunda-feira.
Cinema Especial – geralmente em feriados, é um "tapa buraco" da programação.
Conhecido por exibir uma grande variedade de gêneros, incluindo dramas, aventuras, filmes de época, comédias e até biografias. A ideia era trazer filmes de grande qualidade que agradariam a um público mais amplo, mas com um toque de sofisticação.
Festival de Sucessos – ocasional, para reprises.
Foi uma sessão de filmes que trazia, principalmente, filmes de grande sucesso, tanto do cinema nacional quanto internacional. Era um programa destinado a exibir títulos populares, muitas vezes os filmes mais comentados e esperados do momento, proporcionando aos telespectadores uma experiência cinematográfica de alto nível, com grandes blockbusters e sucessos de bilheteira.
Sessão de Gala – madrugada de domingo, mais cult/dramática
Buscava apresentar filmes de grande prestígio, produções premiadas ou clássicos do cinema. Essa sessão tinha como objetivo proporcionar ao público uma experiência cinematográfica mais sofisticada e refinada, trazendo títulos de qualidade e reconhecidos pela crítica. Ela se tornou um espaço dedicado para cinéfilos e pessoas que gostavam de assistir a filmes mais sofisticados, com uma programação focada em grandes títulos do cinema mundial, além de promover uma reflexão sobre o cinema enquanto arte e cultura.
📺 SBT
Tela de Sucessos – clássica das sextas à noite
Durante muitos anos, essa sessão foi uma das principais atrações de cinema na programação da emissora, trazendo filmes populares e de grande sucesso, tanto de Hollywood quanto nacionais.
Cine Espetacular – terças à noite, ação/suspense
O foco dessa sessão era apresentar filmes de grande sucesso e de alto apelo popular, geralmente voltados para ações, aventuras, suspense, e outros gêneros que garantem uma experiência cinematográfica emocionante e envolvente.
Cinema em Casa – icônica das tardes, sucesso total nos anos 90 e 2000
O Cinema em Casa foi uma das sessões de filmes mais icônicas do SBT, exibida originalmente entre 1988 e 2011, em diferentes faixas de horário, principalmente nas tardes da semana. A proposta era simples: oferecer ao público filmes variados, com foco em entretenimento para toda a família.
Cine Belas Artes – sessão noturna aos sábados, mais cult ou romântica.
Exibia filmes com viés mais artístico, cultural ou intelectual, incluindo produções europeias, independentes e até alguns clássicos do cinema internacional e brasileiro. Era uma sessão que prezava mais pela qualidade cinematográfica do que pelo apelo comercial.
A musiquinha dessa.... saudades.
Menções as sessões da Record📺
Cine Aventura – aos sábados à tarde
Tela Máxima – noites de sábado
Super Tela – quintas ou sextas à noite
Cine Record Especial – usados em feriados ou finais de ano
E daquela polêmica da Band📺
Cine Privé – a lendária sessão erótica das madrugadas de sábado

Para nós do TAKE 2, algumas lembram o almoço em família, outras aquelas madrugadas onde assistíamos filmes escondidos, o horário de saída da escola... são tantas recordações.
Incrível o que as vinhetas fazem com nossa memória afetiva, não é mesmo? Dá pra lembrar até os filmes de cada sessão!
E pra você? Qual a sessão mais marcante e qual filme se lembra de assistir?
.png)
Comentários